Descubra as novidades sobre o movimento No-Code

13 de setembro, 2021

O principal motivo do fracasso de StartUps (dica: não se trata de dinheiro)

A taxa de falência entre startups é consideravelmente alta - em algum lugar entre 75% e surpreendentes 90%. E apesar de que “acabar o dinheiro” ou “não conseguir competir” são, claramente, razões frequentes para isso, nenhuma delas é a mais frequente: de acordo com um estudo da CB Insights, a principal razão do fracasso é ter criado algo que o mercado não precisa.


Testar ideias e reagir rápido para hipóteses que não estavam previstas é a chave do sucesso - e isso não é de hoje, mas ao longo da história. Thomas Edison notoriamente já comentou sobre ter tido milhares de tentativas frustradas até inventar a lâmpada: “Eu não falhei 10.000 vezes. Eu fui bem sucedido em encontrar 10.000 jeitos que não funcionam”.


Infelizmente, não é sempre isso que o fundador pensa. Numa pesquisa com 14 aceleradoras internacionais publicada pela Entrepreneur, a falta de testes apropriados é considerada a chave do fracasso.


“Testes inadequados são de longe a razão mais mencionada para o fracasso da startup. Esse fator é identificado em diversos outros termos, como: não ter começado, não ter entendido como acessar ao mercado, e não ter entendido as barreiras de entrada.” - Michael Houlihan & Bonnie Harvey para Entrepreneur.com.


Muitos empreendedores se apaixonam pela ideia, e tendem a deixá-la “perfeita”. O problema é que esse “perfeito” não existe. O principal objetivo de qualquer empresa ou produto deveria ser resolver o problema.


E apesar de parecer óbvio, geralmente não é. É muito fácil se prender a um backlog gigante de produtos com recursos e features super avançados. E é mais fácil ainda passar muito tempo se preocupando sobre o design perfeito a nível dos pixels, antes de de fato mandar o produto.


Atualmente, qualquer um com uma ideia consegue empreender, especialmente aqueles que utilizam ferramentas low-code e no-code. Com essas tecnologias, vimos empreendedores construírem suas empresas em semanas ao invés de meses, seja fazendo eles mesmos seja contratando um no-code expert. É realmente muito mais rápido, e custa bem menos.


Optar pelo no-code resolve duas partes do problema: possibilita que você entregue e comece a aprender em semanas, e também economiza dinheiro, assim você poderá investi-lo em um passo ainda mais importante: iterando o produto a partir do feedback.


Mas é claro que isso não garante sucesso. Então aqui vão três dicas que geralmente damos quando agimos como consultores:


1- Resolva o problema, não o sintoma


Todo bom produto atende a um propósito. Para entender por completo o seu propósito, é crucial focar além da superfície (ex: “hotéis são chatos”) e chegar à raiz do problema (“as pessoas querem uma experiência autêntica quando vão viajar”). Como o Donald Norman disse em The Design of Everyday Things (2002) : “Invariavelmente, o problema que pedem para que eu resolva, não é a raiz real do problema”


2- Planeje experimentos


O melhor jeito de aprender alguma coisa é testando a ideia no mundo real. Como Eric Riess fala:


“A razão para conduzir os experimentos é para descobrir as preferências dos clientes através do comportamento deles. Em outras palavras, não pergunte o que eles querem. Planeje experimentos que permitam que você mesmo observe.”


Eric Riess - The Startup Way (2018)


3- Aceite as mudanças


Depois de rodadas de experimentos, você pode sentir que sua ideia original não é a maneira mais apropriada de se resolver o problema. Talvez algumas coisas precisem mudar e isso é um ótimo aprendizado. Como o Peter Drucker disse: “Não há nada tão inútil quanto fazer eficientemente aquilo que nem devia ser feito”. É importante entender que mudanças no plano original são inerentes a uma startup de sucesso.


Em suma, uma boa ideia é um ótimo ponto de partida para o seu negócio, mas execução é tudo. Suas chances de sucesso aumentam drasticamente quando você aproveita o potencial da sua ideia ao testá-la e iterá-la.


Somos um marketplace de especialistas No Code prontos para lançar seu app

Visite nosso site

Conheça nosso site internacional

 Round Pegs, Inc. 75 E Santa Clara St, San Jose, CA. © 2016 - 2021